Em frente!

Susana Esteves Pinto
3 min readMar 22, 2021

Todas as notícias apontam para uma retoma gorda dos casamentos no segundo semestre de 21 e em pleno em 2022, recuperando o backlog acumulado nesta temporada terrível.

Se serão iguais em consumo, estética e dimensão continua por descobrir — e teremos impacto nesse novo formato, se assim o quisermos, dando espaço às tendências que queiramos lançar -, mas lá chegaremos.

No entretanto, recomeça o caminho, com o alento que a primavera sempre traz: tudo floresce, vibra e aquece.

Tenho estado de olho nos nossos vizinhos do lado, essa economia quatro vezes maior que a nossa, tão parecida e em simultâneo tão distinta, somos mais enteados do que irmãos — e há aqui muitas lições curiosas e bem interessantes para absorver.
Mais do que a influência transatlântica dos Estados Unidos, é aqui à nossa porta que se estão a passar tantas coisas discretamente interessantes.

Acompanho o trabalho do Isaac Amselem (Rodolfo Mcartney), da agência de comunicação No Quiero. No ano passado, atravessávamos em paralelo o mesmo cenário, Espanha mais aflita que nós, mas com os mesmos desafios neste sector. Vi o despontar de uma associação, com cabeça, tronco e membros, segui as suas publicações e, mais recentemente, o novo projecto cheio de graça e generosidade que é o Wedding Lab, uma conta de Instagram (e site de formação) cheia de conselhos práticos e muitas conversas descontraídas e orgânicas, sempre com valor, boa disposição e as suas naturais imperfeições (não deixem de espreitar as suas conversas a três, sempre abertas a um quarto convidado, às terças de manhã, no Instagram).

Espanha está muito mais atrasada do que nós, quando falamos de online — e se há coisa de que este trio tem falado muito, é na digitalização do negócio, que passa por coisas tão simples (mas ainda novas no quotidiano dos seus fornecedores) como a adopção de ferramentas, plataformas e aplicações digitais que facilitem a comunicação e o fluxo do trabalho com o cliente, mas que não se esgotam por aí.

Adaptação tem sido a palavra de ordem. E sendo um mercado com características muito tradicionais e locais, o facto é que tem andado para a frente, com entusiasmo.
A adaptação a novos formatos, a vontade de dar passos em frente, a conversa entre todos, novos e velhos, sul e norte, tradicionais e modernos, pequenos e grandes, é invejável e muito estimulante. A descoberta das novas tecnologias, a presença online, a aproximação ao cliente em tempos de distanciamento social, tudo tem sido caminho feito, todos os dias, um bocadinho de cada vez. E todos têm uma pequena (grande) história para contar, seja a DelPozo Novias ou uma jovem wedding planner dos arredores de Sevilha.

Na semana passada, num dos directos matinais, apareceu uma designer floral e wedding planner dos Pirinéus, Lalí Cabaní, da LC Eventos, experiente neste reinventar de negócios em momentos de crise. Durante uns cinco minutos falou sobre o seu trabalho e, também, sobre as redes sociais. Foi animadamente desafiada pelo trio para fazer um reels de Instagram durante a visita técnica que teria no dia seguinte, com uns noivos. Afirmando que isto não era para ela, que o próprio filho lhe tinha dito que já não tinha idade para estas coisas, foi convencida pela troupe Wedding Lab que más vale hecho que perfecto e, no dia seguinte, fiquei a conhecer a paisagem maravilhosa dos Pirinéus, através do seu despretensioso reels.

Tão simples quanto isto, um pequeno empurrão, um passo em frente, um bocadinho de caminho feito — sem dor e sem perfeição, mas com entusiasmo e sem pretensões— tudo o que precisamos nestes tempos ainda difíceis e cheios de incógnitas.

Sem conhecer a Lalí, não pude deixar de passar pela sua conta para lhe deixar umas palavras, que fantástico ter aceite o desafio e posto mãos à obra.
Fiquei a conhecer mais um negócio de casamentos, mais uma história de adaptação, mais um profissional bestial, de forma humana, calorosa, com falhas e generosidade.

Celebremos isso, os pequenos passos, as hesitações, as vitórias e as vozes que nos escutam, conectam e empurram para a frente!

--

--

Susana Esteves Pinto

designer by training, content curator by calling, wedding expert by experience